O módulo de Compras e Recebimentos ganha uma nova funcionalidade que ajudará no processo de entrada de mercadorias no estoque. Veja a seguir como configurar e utilizar a nova rotina.
Habilitar a conferência
Primeiramente, para ativar a ferramenta de conferência, entre na aba "Administração", menu "Naturezas de Operação".
Entre na Natureza de Operação relacionada à compra de mercadorias em que deseja que o processo de conferência seja realizado de forma obrigatória.
Ao acessar a tela, marque a opção "Exige conferência dos itens recebidos" e em seguida, no botão "Aplicar Alterações".
Designar uma nota para conferência
Após importar o XML de uma nota ou realizar a digitação, selecionar uma natureza de operação que exige conferência e fazer todas as alterações necessárias para que a nota seja validada, será exibido o botão "Liberar para Conferência".
A nota irá ficar na situação "Em Conferência" e só poderá ter sua entrada confirmada após a conferência ser finalizada.
Realizar conferência
Para seguir com o processo, entre na aba "Conferência". Para visualizar as conferências pendentes, uso o "Relatório Primário".
Abra a conferência referente a nota fiscal desejada.
Use o campo de pesquisa para localizar o produto recebido, busque pelo Código, Descrição ou Código de Barras e pressione "ENTER" para confirmar.
O produto irá aparecer ao lado direito da página, onde irá confirmar a quantidade recebida.
Caso a quantidade informada seja igual ao que está na nota fiscal, irá aparecer o indicativo abaixo no produto, confirmando que está tudo certo.
Se a quantidade informada for menor ou maior que a quantidade da nota fiscal, o indicativo não irá aparecer no produto.
Se for adicionado um produto incorreto, use o "X" para excluir a conferência.
Depois que adicionar todos os produtos e informar suas quantidades, clique em "Confirmar Conferência".
Caso exista alguma divergência na quantidade de um produto, o sistema irá demonstrar o aviso conforme a mensagem abaixo.
Se a divergência realmente acontecer, irá informar a justificativa do que ocorreu e clicar em "Finalizar com Divergências". Caso não haja nenhuma divergência, basta clicar somente no botão para finalizar.
Após finalizar a conferência, será automaticamente redirecionado para a nota fiscal correspondente, onde poderá confirmar a entrada dos produtos no estoque.
Dentro da nota fiscal confirmada, entre na opção "Histórico de Conferências" para visualizar o registro de cada conferência que foi realizada para ela.
Refazer o processo de conferência
Se a nota não for confirmada devido a algum problema na conferência, é possível refazer o processo. Para isso, entre no relatório de "Conferidas", na tela de Conferência.
Entre na conferência que está finalizada e clique em "Reabrir Conferência" para que possa refazer toda a contagem dos produtos recebidos e repita o processo explicado no tópico anterior.
IMPORTANTE: Mesmo que algum produto seja conferido com quantidade maior ou menor que a nota fiscal, o sistema sempre irá considerar a quantidade que está na nota fiscal para realizar a movimentação de estoque. Se necessário realizar algum ajuste no saldo, terá que ser feito manualmente pelo estoque.
Em caso de dúvidas, nossa equipe de suporte fica disponível de Segunda a Sexta (08:00 as 18:00) através do Tel/WhatsApp (15) 3217-2196, opção 1.
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